Plano de Curso anual – 2018
– de acordo com o PCN de Artes - CEME
A Caracterização da área de Artes de
acordo com o PCN de Artes:
A Arte tem uma função importante quanto à
dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem.
A área de Artes está relacionada com as
demais áreas e tem suas especificidades. A educação em Arte propicia
desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção artística que
caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido a experiência humana. O
Aluno desenvolve sua sensibilidade, percepção e imaginação tanto ao realizar
formas artísticas, quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas
por ele e pelos colegas, pela Natureza e pelas diferentes culturas.
1º e 2º Bimestres - Artes Visuais
Além das formas tradicionais (pintura, escultura,
desenho, gravura, arquitetura, artefato, desenho industrial), incluem outras
modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas a
partir da modernidade (fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo,
computação e performance).
Objetivos:
Reconhecimento e
utilização dos elementos da linguagem visual, representando, expressando e
comunicando por imagens: desenho, pintura, gravura, modelagem, escultura,
colagem, construção, fotografia, cinema, vídeo, TV e computadores.
Projetos
Projeto:
Fotografando o Cotidiano e a Natureza
Exposição
de fotografias dos próprios alunos e Observação de outros materiais.
Projeto:
“Four Seasons” – Interdisciplinar – Inglês e Arte – Desfile de
Moda com todas as Estações.
Projeto: “Valentine’s Day” – Interdisciplinar –
Inglês e Arte – Valorizando a Amizade, confraternização entre os amigos.
Projeto
arte livre - Diversidade – Pintando as diferenças.
1º ano do Ensino Fundamental 1-
1º Bimestre – Artes 2018
Trabalhando as emoções -
cineminha de papel
Observação e Pintura – Dadaísmo
– “Monalisa”
Leitura e desenho - Ruth
Rocha – “Camaleão de todas as Cores”
Observação e Pintura – “ O Sonho” de Pablo Picasso
Pintura e transparência
– A Arte do Vitral
Folclore com máscaras.
Pintura e História –
Arte Rupestre
Terapia das cores –
Romero Brito
Meios de transportes e
origami – confeccionando um barquinho de papel e conhecendo os tipos de embarcações
Projeto: Fotografando o
Cotidiano e a Natureza
Exposição de fotografias
dos próprios alunos e Observação de outros materiais.
Projeto: “Four Seasons” – Interdisciplinar – Inglês e Arte – Desfile
de Moda com todas as Estações.
1º ano do Ensino Fundamental 1-
2º Bimestre – Artes 2018
Pintura e História – A
Arte Egípcia.
Criatividade, pintura e
imaginação – Admirando o céu, os desenhos das nuvens e pintando com guache.
Leitura e arte – “Baleia
Vivinha” de Ruth Rocha – com Retalhos coloridos.
Pintura e Observação –
Os Girassóis de Van Gogh.
Observação e Pintura –
Arte Abstrata com Wassily Kandinsky
Observação e colagem –
Natureza Morta.
Culinária e colagem –
Faça seu prato
Escultura - Arte com
Argila
Confeccionando um jogo de
memória.
Escolhendo uma profissão
– desenvolvendo valores.
Observação e senso
crítico - desenvolvimento da Arte e tecnologia, criando sua própria Galeria de
Artes através do Art-Project.
Poesia
Projeto: “Valentine’s Day” – Interdisciplinar – Inglês e Arte –
Valorizando a Amizade, confraternização entre os amigos.
Projeto
arte livre - Diversidade – Pintando as
diferenças.
2º ano do Ensino Fundamental 1-
1º Bimestre – Artes 2018
Observação e Pintura –
Pablo Picasso
Observação e Pintura –
Cores quentes e cores frias
Observação e Pintura –
Fauvismo
Observação e Pintura –
Paisagens e Natureza
Pintura e História –
Confeccionado uma Nau com Materiais reciclados em sala de aula.
Arte e liberdade
Poesia
Tipos de moradia
Várias formas de arte
Observação e Pintura –
Cores primárias e cores secundárias.
Projeto: Fotografando o
Cotidiano e a Natureza
Exposição de fotografias
dos próprios alunos e Observação de outros materiais.
Projeto: “Four Seasons” – Interdisciplinar – Inglês e Arte – Desfile
de Moda com todas as Estações.
2º ano do Ensino Fundamental 1-
2º Bimestre – Artes 2018
Observação e Pintura –
Surrealismo – René Magritte
Observação e Pintura –
Monocromia.
Arte Moderna Brasileira
Formas geométricas
Planeta água-
interpretação e conscientização.
Cores frias e cores
quentes
Cruzadinha da Natureza
Trabalho sobre
fotografia
Observação e senso
crítico - desenvolvimento da Arte e tecnologia, criando sua própria Galeria de
Artes através do Art-Project.
Projeto: “Valentine’s Day” – Interdisciplinar – Inglês e Arte –
Valorizando a Amizade, confraternização entre os amigos.
Projeto
arte livre - Diversidade – Pintando as
diferenças.
3º
ano do ensino fundamental 1 – 1º Bimestre
Observação e Pintura –
Futurismo
Observação e Pintura e
História – Arte grega
Mosaico e Ciência –
Confeccionando um Mosaico com habitantes do fundo do mar
Observação e História -
Hieróglifos – Arte Egipcia
Observação e senso
crítico - desenvolvimento da Arte e tecnologia, criando sua própria Galeria de
Artes através do Art-Project.
Observação e Pintura – Claude Monet
Falando sobre a mídia e suas influências
- Estimulando a autocrítica na TV.
Projeto: Fotografando o
Cotidiano e a Natureza
Exposição de fotografias
dos próprios alunos e Observação de outros materiais.
Projeto: “Four Seasons” – Interdisciplinar – Inglês e Arte – Desfile
de Moda com todas as Estações.
3º
ano do ensino fundamental 1 – 2º Bimestre
Observação e colagem – Cubismo – Picasso
e Georges Braque.
Observação e Pintura – Cícero Dias –
Como é o mundo que você conhece?
Observação e Pintura - Surrealismo – Salvador Dali
Observação e Pintura – Arte Urbana
A arte da colagem
Poesia
Os incas com máscara
Tangran
Organologia com instrumentos musicais de
sucata.
Arte Popular
Projeto: “Valentine’s Day” – Interdisciplinar – Inglês e Arte –
Valorizando a Amizade, confraternização entre os amigos.
Projeto
arte livre - Diversidade – Pintando as
diferenças.
4º
ano do ensino fundamental 1- 1º Bimestre
Escultura e Mosaico – Carimbo de batata,
formas e mosaico.
Observação e pintura - Pop Arte
Observação e senso
crítico - desenvolvimento da Arte e tecnologia, criando sua própria Galeria de
Artes através do Art-Project.
As artes visuais como produto histórico e cultural.
Observação, pintura e História – A Arte
Bizantina.
Desenhando na malha
Pontilhismo
Desenho com linhas
Projeto: Fotografando o
Cotidiano e a Natureza
Exposição de fotografias
dos próprios alunos e Observação de outros materiais.
Projeto: “Four Seasons” – Interdisciplinar – Inglês e Arte – Desfile
de Moda com todas as Estações.
4º
ano do ensino fundamental 1- 2º Bimestre
Observação e pintura – Expressionismo –
Transparecendo em linhas e cores vibrantes os sentimentos e angústias do homem
moderno.
Observação e pintura – O Renascimento
Cultural – Valores, ideais e nova visão do mundo.
Observação e Pintura - Surrealismo –
Marc Chagall
Colagem e Observação - Artes
Bidimensional e Tridimensional
Colagem e Observação – Arte aplicada ou
Utilitária
Poesia
Cicero Dias – Como você vê o mundo.
Projeto: “Valentine’s Day” – Interdisciplinar – Inglês e Arte –
Valorizando a Amizade, confraternização entre os amigos.
Projeto
arte livre - Diversidade – Pintando as
diferenças.
5º
ano do Ensino Fundamental 1 – 1º Bimestre
Observação e pintura – A Arte Barroca
Observação e senso
crítico - desenvolvimento da Arte e tecnologia, criando sua própria Galeria de
Artes através do Art-Project.
Desenho e observação –
Op-Art (Arte Óptica 3D).
Desenhando na malha
Reciclagem – Assemblagem
– Arte Tridimensional.
Observação e Pintura – Surrealismo
Observação e Pintura – Arte Conceitual
Projeto: Fotografando o
Cotidiano e a Natureza
Exposição de fotografias
dos próprios alunos e Observação de outros materiais.
Projeto: “Four Seasons” – Interdisciplinar – Inglês e Arte – Desfile
de Moda com todas as Estações.
5º
ano do Ensino Fundamental 1 – 2º Bimestre
Observação e Pintura – Arte Moderna
Observação e Pintura – Realismo
História e Arte Africana –Lei Áurea.
Desenhando as diferentes espécies da
terra com Charles Darwin.
Alagados – Trabalho social sobre os
moradores das favelas.
Van Gogh e suas obras.
Criando um Clipe musical na escola.
Poesia.
Milton Dacosta e brincadeiras de
antigamente
Palavras ilustradas
Projeto: “Valentine’s Day” – Interdisciplinar – Inglês e Arte –
Valorizando a Amizade, confraternização entre os amigos.
Projeto
arte livre - Diversidade – Pintando as
diferenças.
3º e 4º Bimestre
– Dança, Música, Teatro e Cinema
Na Dança – Conhecer a História
da dança, improvisar, criar coreografias.
Os
alunos podem por meio da Dança reforçar laços de amizade, trabalhar e conhecer
o grupo, assim como conhecer a si próprios de outra maneira, dando importância
à questão da autoestima. Alunos afirmam também que durante as aulas podem
desafiar o corpo físico, criar danças que fazem sentido para eles, aprender
bastante “para poder mostrar”, experimentar novas formas de expressão que não
são possíveis por meio das palavras.
Na música
- Expressão e comunicação em Música: improvisação,
composição e interpretação.
Aprendizado da Flauta.
O ritmo de pulsação
excitante e envolvente da música é um dos elementos formadores de vários grupos
que se distinguem pelas roupas que vestem, pelo comportamento que os
identificam e pelos estilos musicais de sua preferência:
Rock , tecno, dance. Reggae,
pagode, rap, entre tantos outros.
Junto a essas mudanças
ocorrem outras, o que faz com que muitos se perguntem:
como são os hábitos
musicais dos jovens? Como está se formando o gosto musical do adolescente/jovem?
Devemos ter essa preocupação sem
retirá-los do meio em que vivem, orientando seus valores para que não se percam
em relações destrutivas no mundo da Arte e do Social.
Projeto – “ Os quatro elementos” Dança Contemporênea
A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma forma de
protesto ou rompimento com a cultura clássica.
Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas
vezes beiravam a total desconstrução da arte, finalmente - na década de 1980 -
a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem
própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet, ao jazz e ao hip hop.
Sugestões de músicas para
coreografias:
Saturday Night - Whigfield
Dirty South - Let it Go
Magic
Box - If you
Ray Charles - Hit The Road Jack
Podendo
Haver alterações que serão escolhidas com os alunos.
Projeto - Bossa Nova – Música
A Bossa Nova
foi um movimento da música popular brasileira que surgiu em finais dos anos 50,
caracterizado por estilos de músicas com forte influência do samba carioca e do
jazz norte-americano.
Cantaremos as canções e conheceremos
suas Histórias.
Musicas:
Garota de Ipanema – Tom
Jobim
Alegria, Alegria –
Caetano Veloso
Saudosa Maloca – João
Gilberto
Pela Luz dos Olhos teus
– Tom Jobim
Aquarela do Brasil – Ari
Barroso
O Bêbado e o
Equilibrista – Aldir Blanc
Com que Roupa – Noel
Rosa
João e Maria – Chico
Buarque
Roda Viva – Chico
Buarque
Wave – Tom Jobim
Na Flauta:
Música: Titanic
E Cio
da Terra de Chico Buarque
Teatro
Apresentação de nossas
danças, músicas e Performances.
A experiência do teatro
na escola amplia a capacidade de dialogar, a negociação, a
tolerância, a
convivência com a ambiguidade. No processo de construção dessa linguagem, o
jovem estabelece com os seus pares uma relação de trabalho combinando sua
imaginação criadora com a prática e a consciência na observação de regras.
Cinema
Filme: “O som
do Coração” com debates, interpretação, percepção sonora
e outros filmes com a escolha junto aos alunos.
Em uma noite, na cidade de Nova Iorque, a
violoncelista Lyla e o guitarrista Louis se conhecem ao apreciar um músico de
rua. Os dois descobrem coisas em comum e acabam passando a noite juntos, mas na
manhã seguinte ela é arrastada por seu pai para longe, perdendo contato com o
jovem. O pouco tempo dos dois, porém, resultou numa gestação, que Louis não
sabe que existiu, e Lyla foi conduzida a pensar que havia morrido, enquanto seu
pai deu o bebê para a adoção. Mesmo sem contato durante anos, o guitarrista
continua apaixonado pela garota, que ainda sente a presença de seu filho por
perto.
No orfanato, Evan sabe que um dia encontrará seus pais através da música, que é muito presente em sua vida. Um dia, escutando apenas O Som do Coração, ele parte para Nova Iorque em busca do casal. Lá, ele conhece o Mago (Robin Williams), um vigarista de rua que descobre o talento do menino para a música e o batiza August Rush. Em pouco tempo as habilidades do músico precoce são reconhecidas por apreciadores. Enquanto isso, em Chicago, Lyla descobre que o filho está vivo e, na Califórnia, Louis fica sabendo do endereço da amada. Agora os três partem em suas buscas individuais para tentar unir a família.
No orfanato, Evan sabe que um dia encontrará seus pais através da música, que é muito presente em sua vida. Um dia, escutando apenas O Som do Coração, ele parte para Nova Iorque em busca do casal. Lá, ele conhece o Mago (Robin Williams), um vigarista de rua que descobre o talento do menino para a música e o batiza August Rush. Em pouco tempo as habilidades do músico precoce são reconhecidas por apreciadores. Enquanto isso, em Chicago, Lyla descobre que o filho está vivo e, na Califórnia, Louis fica sabendo do endereço da amada. Agora os três partem em suas buscas individuais para tentar unir a família.
Um comentário:
Toda arte é nobre e faz bem à alma! Instrumentos, dança, canto. Todas deviam fazer parte da formação escolar básica. Um dia chegaremos lá, melhorando, claro, todas as matérias já disponíveis.
Postar um comentário