A iniciação musical na Educação Infantil e nas séries iniciais do Fundamental estimula áreas do cérebro da criança que vão beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens. Além, é claro, de ser um grande barato!
Plano de Curso
Musicalização
infantil até o 5º ano
Professora Andrea Luquetti
Para o berçário e Maternal l:
Os bebês ainda no útero estão
num ambiente cheio de estímulos sonoros: os batimentos cardíacos da mãe, de seu
próprio cordão umbilical, dos movimentos de alguns órgãos trabalhando. A música
é uma ferramenta de aproximação entre pais e filhos, educadores e crianças, e
um hábito que pode fazer desta criança uma pessoa mais comunicativa e segura.
A aula de música é uma enorme
janela de informações que ajudam no desenvolvimento da percepção, ritmo,
atenção, além de promover atividades que desenvolvam habilidades visuais,
motoras, físicas e psicológicas.
Algumas atividades feitas em sala de aula:
- Movimentos como: bater palmas, mandar beijinhos, rolar, escutar musica deitado, são feitos enquanto ouvem o som de uma cantiga de roda no violão.
- Percepção das notas musicais através do som da flauta doce.
- Ouvir músicas para bebês instrumental do CD “Bebês” e cantigas de ninar para acalmar e relaxar.
- Podemos empregar também instrumentos de precursão como o chocalho e panderola, pois já nesta primeira faze da vida eles sentem vontade de participar mais ativamente como sendo eles os próprios músicos.
·
E ainda mais atividades que
poderão ser incluídas.
Para o Maternal l l e grupo l:
Nesse momento já surge à necessidade
de manifestar expressões, de acordo com suas próprias percepções e experiências
vividas, A música permite que a criança possa construir sua identidade, sua
imagem e a do mundo que a cerca.
Algumas atividades feitas em sala de aula:
- As crianças cantam sentadinhas uma ao lado da outra, canções infantis como “O sapo Cururu” e a “A Casa” ao som do violão, Batem palmas, batem os pés, as pernas trabalhando ritmo e canção.
- Identificam cantigas ao som da flauta doce estimulando sua percepção musical
- Brincam de roda cantando cantigas de roda tradicionais como “ciranda cirandinha e Pai Francisco”, estimulando o trabalho em conjunto e andamento musical.
- Dinâmica de ritmos (musica) feita pela professora Andrea Luquetti, onde em uma só musica se ouvem oito ou mais ritmos diferentes como o rock, o jazz, a valsa, o pop, o frevo entre outros, Trabalhando vários ritmos, atenção e versatilidade.
- Identificam sons de seu ambiente diário como telefone, animais, carros, trovão, chuva, mar, liquidificador etc... Ativando a percepção do ambiente em que vive.
- Podemos também nos utilizar do desenho (A utilização do desenho faz com que as crianças prendam mais sua atenção ao que estão ouvindo ao seu redor) enquanto ouvem musica e sons, já iniciando a composição musical, pedindo para que desenhem o que estão ouvindo. Assim trabalham sua memória sonora, a criatividade e composição.
- Fazem “A ginástica do abraço” (musica) composta pela professora Andrea Luquetti, que consiste em unir a música com os movimentos corporais. Trabalhando expressão corporal e compartilhamento em grupo.
- Atividades com instrumentos de percussão. Trabalhando ritmo e andamento musical.
- Cantando e contando historinhas. Trabalha a criatividade e memória sonora.
- Dinâmicas como “A canoa virou” e “Na casa do Juquinha” que canta o nome de cada aluno da salinha, construindo sua identidade.
- Atividades também que vão surgindo em parceria com os professores, conforme a necessidade de aprendizado e algum reforço escolar que possa se utilizar da memorização musical.
·
E ainda mais atividades que
poderão ser incluídas.
Para o Grupo ll e lll:
- Podemos também nos utilizar do desenho, já iniciando a composição musical, pedindo para que desenhem o que vier em sua mente e depois colocamos o desenho em linguagem musical. Assim trabalham a criatividade, memoria sonora e composição.
- Atividades também que vão surgindo em parceria com os professores, conforme a necessidade de aprendizado e algum reforço escolar que possa se utilizar da memorização musical.
- Dinâmicas como: Vamos sair cantando e escutando por toda a escola, percebendo também sons naturais que nos envolvem naquele momento, e depois cada um vai registrar o que ouviu, pode ser em desenho ou oralmente.
- Caixinha de surpresa, cada aluno tira a sorte em uma caixinha e vê o que tem que imitar. Entre outras bem divertidas e com o objetivo da percepção musical.
- Vídeos são bem vindos para mostrar trabalhos musicais infantis de nossa MPB.
- Conhecimento das notas através da flauta doce
- Uso de instrumentos de percussão para Trabalhar ritmo, andamento.....
- Muita musica de boa qualidade além das cantigas de roda tradicionais.
E ainda mais atividades que
poderão ser incluídas.
A Música: excelente terapia que irá
auxiliar na formação emocional e cultural, também pode ser utilizada como um importante
meio de estímulo às outras matérias escolares.
Para o 1º e 2º anos:
Objetivos: Compreender a música como linguagem e conhecer os quatro
parâmetros do som: timbre, intensidade, altura e duração.
- Dinâmicas são apresentadas como: Escravos de jó, trabalhando ritmo e andamento.
- Aulas de canto com escalas musicais ascendentes e descendentes, na busca da tonalidade, do timbre e da altura das vozes.
- Cultura musical afro-brasileira, das congadas ao samba.
- As dez mais da MPB, onde fazemos uma dinâmica incluindo Pais dos alunos, pesquisando suas cinco musicas preferida e ao final escolhemos as 10 mais, fazemos uma audição e gravamos um CD para cada aluno levar para sua casa e curtir com sua família.
- Trabalhamos também a composição, aula muito importante para todos os níveis, pois trabalha a criatividade, interpretação e autoestima.
- Poemas para cantar
E ainda mais atividades que
poderão ser incluídas.
Para o 3º, 4º e 5º anos:
Trabalhando a música Erudita, com o filme “O Segredo de Beethoven". Apreciando a musica erudita e conhecendo um pouco da sua historia. Tentaremos também compor uma musica sem texto.
- Atividade de percepção sonora com o Filme “O som do coração”, exibindo trechos do filme onde ele entra na cidade e começa a prestar atenção nos sons. Cena em que o garoto pega um violão e, sem nunca ter experimentado o instrumento, começa a tocá-lo. Ao final comentaremos sobre o filme e pediremos as crianças para reproduzir os sons que ouviram com sua voz e com o seu corpo.
- Musicas de boa qualidade serão ensaiadas em sala com divisão de vozes, formando um modesto, mas bem ensaiado Coral.
- Composição livre, onde cada um poderá expressar suas emoções e histórias enquanto o violão vai acompanhando o compositor.
- Dinâmicas de percepção sonora
E ainda mais atividades
que poderão ser incluídas.
Atenciosamente
Professora de música Andrea Luquetti
A Música Afro-Brasileira
A música negra (também conhecida
como música afro-brasileira no Brasil e música afro-americana nos Estados
Unidos) é um termo dado a todo um grupo de gêneros musicais que emergiram ou
foram influenciados pela cultura de descendentes africanos em países
colonizados por um sistema agrícola baseado na utilização de mão-de-obra
escrava (plantation). É comum em toda a América, onde o uso de mão-de-obra
escrava negra foi amplamente utilizada. As músicas tribais africanas foram
trazidas pelos escravos para os países americanos, onde se mesclaram com outros
ritmos europeus, formando novos gêneros musicais. Gêneros:
No Brasil
Axé music
Carimbó
Funk carioca
Lambada
Lundu
Maxixe
Maracatu
Pagode
Samba
Samba Soul
Nos Estados Unidos
Blues
Funk norte-americano
Gospel
Hip-Hop
Jazz
Rap
Ragtime
Rhythm-and-blues (R&B)
Rock-and-roll
Soul
Blues
Funk norte-americano
Gospel
Hip-Hop
Jazz
Rap
Ragtime
Rhythm-and-blues (R&B)
Rock-and-roll
Soul
Musica - Menino do Pelô
Escrita por Saul Barbosa e Gerônimo, "Menino do Pelô" aborda o período no qual a região do Pelourinho
da cidade de Salvador estava passando por uma intensa degradação
socioeconômica. É, basicamente, um pedido de paz para as crianças que
habitavam a então área pobre da cidade. Algum tempo depois do
lançamento da canção, Antônio Carlos Magalhães, então governador da Bahia,
ordenou a expulsão dos moradores do Pelourinho, para restaurá-lo, o que
causou um inchaço ainda maior nas favelas da capital baiana.
Todo menino do Pelô sabe tocar tambor
Todo menino do Pelô
sabe tocar tambor
Sabe tocar, sabe
tocar, sabe tocar tambor
Sabe tocar, sabe
tocar, sabe tocar tambor
Eu quero ver
O menino subindo a
ladeira
Sem violência
Com toda a
"malemolência"
Fazendo bumba bumba
Eu quero ver, eu quero
ver
O menino subindo a
ladeira
Sem violência
Com toda "malemolência" (muita paciência,
jeito manso e gentil de falar)
Fazendo bumba bumba,
fazendo bumba bumba
Professora Andrea
Luquetti – Musicalização infantil
Dinâmica – atividade lúdica cênico-musical “Este cone vai virar”,
no violão C- G
Este cone vai virar, este cone vai virar, vai
virar um avião, onnnnnnn
Sorvete, chapéu, microfone, telefone, binóculo, travesseiro
Atividade com o Corpo, no violão C F G
Aperte a campainha
do nariz, pisca a janela dos olhinhos, mexe a chaminé das orelhinhas, abre a
portinha da boquinha,
Bate no telhado da cabeça, abra os seus braços e
apareça,
Vamos voar vamos voar
Lá de cima é bem melhor
Vamos abraçar, vamos abraçar, ser amigo é bem
melhor
Cantiga de Roda com chapéu
FUI NA BAHIA BUSCAR MEU CHAPEU
DA COR DA MORENA, DA COR DO CÉU
NÃO É MEU, NÃO É DE NINGUÉM
É DA (NOME DO ALUNO A QUEM VAI
PASSAR O CHAPÉU)
QUE EU QUERO BEM
Pula, pula amarelinha (as crianças
cantam enquanto pulam amarelinha) Andrea Luquetti
Pula , pula amare linha vai pulan do sem
parar
Pula, pula amare linha
can
tando dore mifa
Deve ser pra tomar um banho e lavar
o meu chulé
Pula , pula
amare linha vai pulan do sem parar
Pula, pula
amare linha can
tando dore mifa
O papai tá lá em casa me chamou
pra passear
Com certeza eu vou ao parque e
um sorvete vou tomar
Pula , pula
amare linha vai pulan do sem parar
Pula, pula amare
linha can tando
dore mifa
v Aquecimentos vocais nas aulas: c
Tchi tchi
tcha, Tchi tchi tcha, Tchi tchi cha tcha tcha
2X
Cla cle cli, cla cle cli cli cli 2X
Au au au, Miau,
miau, miau 2X
Tic TAC, Tic TAC, Tic TAC,
CHiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
etc...
Tum, Tum, toc, toc 4x com tambores e percurssão
PA, PE, PI,
PO 2X
LA, LE, LI,
LO 2X
Bater
bola a
bola no chão (como
no basquete) desenvolve o senso rítmico e a manutenção do andamento. É um
desafio para crianças mais novas. Outra brincadeira tradicional, de bater bola
na parede, pegá-la de volta realizando malabarismos enquanto se recita uma
parlenda, também estimula muito a construção do controle rítmico.
·
Vamos sair cantando e escutando por toda a escola
Escutar o ambiente Convide
todos a fechar os olhos e escutar. Depois converse sobre o que ouviram. Sons
naturais (canto dos pássaros, latido de cães, vozes, vento, chuva) ou
produzidos por máquinas e instrumentos musicais. Vale a pena também passear com
as crianças pela escola para que elas observem os sons do cotidiano nos diferentes
ambientes, como pátio, cozinha, corredores. Depois as crianças podem fazer
mapas registrando suas observações, o que vai estimular a audição.
Agua, fogo, terra e ar C F G C Andrea Luquetti
Agua, fogo, terra e ar, Agua, fogo,
terra e ar
São quatro elementos que Deus criou
Pra gente cuidar e dar valor
As flores no jardim, os pássaros no ar
O sol que aquece e os peixinhos do mar
Dinâmica da interpretação
***Dança da interpretação: (desenvolver uma musica com várias
nuances bem dinâmica)
Coloca-se uma música, a criança dança da forma
que escuta, se a música está em pulso rápido dança rápido se cai à velocidade
diminui o passo ao dançar, se tem pausa para de dançar até o fim da pausa e
assim por diante.
Tema principal: Audição
Subtemas: Pulso, altura, duração e percepção musical.
Tema principal: Audição
Subtemas: Pulso, altura, duração e percepção musical.
Objetivo : Desenvolver a audição, e entrosamento em sala de aula.
Interpretação,
conhecimento de vários ritmos e compositores, percepção musical
(ritmos na sequência da musica: Valsa de Strauus,capoeira (Peixe vivo,
folclore infantil, pop (Sem direção) Jean Coscarelli, country (Azemuth Jean
Coscarelli, new age Enya, forro Luiz Gonzaga Asa Branca, pop (John Lennon
imagine), La bamba (Canção folclórica mexicana, atualmente interpretada pela
banda los lobos), O samba e o pandeiro de jackson do pandeiro, terminando com a
valsa de strauus. (4 minutos)
1ª aula-Dinâmica:
Cartão Musical - Ensino fundamental
Categoria: Apresentação - Quebra gelo.
Finalidade: Facilitar o relacionamento entre os
participantes e apresentar o grupo.
Material: Crachás
Número de Participantes: Sem limites.
Descrição da
dinâmica:
O professor distribui um cartão (ou crachá
com o nome de cada aluno), os participantes sentam-se em círculo e o professor
coloca-se no centro, convidando a todos a cantar (Melodia: ó Suzana, substituindo
pela letra abaixo):
v Quando vim para este
grupo, c Um(a) amigo(a) eu encontrei (o professor escolhe uma pessoa) Como
estava ele(a) sem nome
De
(nome da pessoa) eu o(a) chamei.Oh! (Suzana)amigo(a), que bom te encontrar,
Unidos na amizade iremos caminhar (bis).
O Professor junta-se ao círculo e a pessoa
escolhida, entoa a canção, ajudada pelo grupo, repetindo o mesmo que o
coordenador fez antes. E assim prossegue o exercício até que todos tenham se
apresentado.
A melodia da música pode ser modificada e, como
variante, pode-se pedir ao grupo que monte uma paródia diferente.
Dinâmica:
Ginástica
do abraço Andrea Luquetti
(Com coreografia que diz a própria musica)
estimula a coordenação motora e a atenção, ritmo e é muito divertido. Musica:
”Ginástica do abraço” – Andrea Luquetti
Dinâmica: Estátua
Cantando uma música, der repente para de tocar o violão e
toca-se uma nota musical e os Alunos tem que parar como estátuas e pronunciar
somente a nota ditada no violão.
Dinâmica: Apresentação Musical cantando o seu nome
Finalidade: Trabalhar a desinibição e a capacidade de
improvisação e de memorização de trechos musicais.
Material: Nenhum material
necessário.
Número de Participantes: Sem limites
Descrição da
dinâmica:
Os participantes se colocam em círculo.
Cada um, ao se apresentar, canta seu nome,
ou como gostaria de ser chamado pelos colegas e então, os outros repetem a
melodia.
Caixinha surpresa ***
Colocar em uma caixinha vários nomes (ou figuras) de animais e objetos sonoros. Ao ritmo de uma parlenda de escolha, as crianças passam a caixinha de mão em mão. Ao final da parlenda, aquele que ficou com a caixa na mão retira um nome e tenta imitar o seu som para que a turma adivinhe qual é o animal ou objeto sonoro.
Colocar em uma caixinha vários nomes (ou figuras) de animais e objetos sonoros. Ao ritmo de uma parlenda de escolha, as crianças passam a caixinha de mão em mão. Ao final da parlenda, aquele que ficou com a caixa na mão retira um nome e tenta imitar o seu som para que a turma adivinhe qual é o animal ou objeto sonoro.
Dinâmica: Escravos de Jó
Categoria: Percepção.
Finalidade: Desenvolver a pulsação interna.
Material: Um objeto pequeno
para cada participante, que seja de fácil manuseio.
Número de Participantes: Sem limites
Descrição da
dinâmica:
Em círculo, sentados no chão, cada
participante fica com um objeto em sua mão.
Canta-se uma vez a canção “Escravos de Jó”.
Em seguida canta-se mais uma vez a canção, passando o objeto para o companheiro
do lado direito a cada início de compasso (2/4).
Ao chegar nos versos em que se canta “tira,
bota deixa o Zé Pereira que se vá”, o participante levanta o objeto (tira), em
seguida recoloca-o no chão (bota), e então aponta para o objeto (deixa o Zé
Pereira que se vá).
Continua-se, então, a passar o objeto para
o lado direito até chegar ao momento do “zigue, zigue, zá”, quando passa o
objeto para a direita (zigue) leva de volta para sua frente (zigue) e passa-o
novamente para a direita, deixando-o em frente ao companheiro.
Telefone
Para a descoberta do timbre.
Um telefone de brinquedo ou um objeto que possa representar o aparelho.
As crianças passam de mão em mão enquanto um escolhido fica de costas para a turma. A criança que está de costas emite um som imitando a chamada do telefone. Aquele que estiver com o telefone na mão dirá "Alô" e a outra criança deverá adivinhar quem atendeu a sua chamada.
Brincadeira com bexiga – contando o tempo da música
(A musica tocando em um cd e agente contando
somente o tempo da música. 1 2 3 4, 4 tempos ou 2/4/ 4/4 8/4 etc... pode-se
fazer varias brincadeiras com varias musicas com tempos diferentes.
As crianças em roda, a primeira criança segura
a bexiga, colocar uma música e todos da roda vão passando a bexiga e contando o
tempo da música, quando parar a música sai da brincadeira quem estiver
segurando a bexiga.
Tema principal: Marcação de compasso, pulso e acento métrico.
Tema principal: Marcação de compasso, pulso e acento métrico.
UM CONDUZ, O OUTRO ACOMPANHA
Os participantes estão de pé, distribuídos pelo
compartimento dois a dois. Em cada par assim formado, um conduz, o outro
acompanha. O "condutor" levanta a mão, com a palma voltada para o
exterior, a fim de que seu parceiro aí possa por a sua mão sem entretanto a
agarrar. As mãos só se tocam de leve. Seguindo o ritmo de uma música lenta,
cada condutor desloca-se lentamente por todo o compartimento e o seu parceiro
tenta segui-lo. Ambos devem assegurar-se de que o contato nunca se perca. Os
movimentos poderão ser feitos para baixo ou para cima, correndo ou girando etc.
A cada dois ou três minutos, muda-se de condutor.
Objetivo: Fazer com que a criança tenha noção de
trabalho em grupo, para formar uma boa banda os integrantes tem que tocar
juntos dentro de um mesmo compasso.
Músicas da nossa Mpb
Ex: A Banda, de Nara Leão, João e Maria, de Chico Buarque
de Holanda, Leãozinho, de Caetano Veloso, e Garota de Ipanema, de Vinicius de
Moraes. Estabeleça 5 musicas favoritas das crianças.
1- Pedir para as crianças perguntarem aos seus pais suas
cinco favoritas canções da mpb.
2- 2- redigir um bilhete para eles levarem para casa
explicando os objetivos, Compartilhe a escrita com as crianças: é fundamental
que elas estejam motivadas para envolver os familiares na atividade.
3- Depois de um levantamento das canções
escolhidas pelos pais, reúna as cinco mais votadas e promova uma audição das
músicas. Analise cada uma, verificando se possui qualidades adequadas para ser
tocada em sala. Grave um CD e apresente à garotada. Proponha que eles cantem e
decorem as letras.
4- Promova situações de escrita dos
títulos - ou das letras das canções, dependendo do nível da turma - para
produção de um livro ilustrado. Textos memorizados, rimas, repetições e a
melodia facilitam a escrita por crianças em fase de alfabetização inicial. Peça
uma ilustração sobre cada canção.
5- Grave um CD com dez canções - cinco
escolhidas pelas crianças, outras cinco pelos pais. Encaminhe a escrita
espontânea dos títulos na ordem em que aparecem na gravação para compor a capa.
6- Produto final
CD gravado com "As dez mais da MPB", acompanhado de livrinho ilustrado com títulos e letras.
CD gravado com "As dez mais da MPB", acompanhado de livrinho ilustrado com títulos e letras.
7- Tirar uma Xerox das capas escritas
com a letra dos alunos e pedir um cds virgem a escola ou aos pais dos alunos
para cada um levar o seu para casa.
Avaliação
Compare o conhecimento musical da turma antes e depois do projeto didático. O que mudou? As crianças demonstram maior atenção às características rítmicas? E quanto às letras? Houve memorização das canções preferidas? Verifique, ainda, em que medida as hipóteses de leitura e escrita também evoluíram.
Compare o conhecimento musical da turma antes e depois do projeto didático. O que mudou? As crianças demonstram maior atenção às características rítmicas? E quanto às letras? Houve memorização das canções preferidas? Verifique, ainda, em que medida as hipóteses de leitura e escrita também evoluíram.
CANÇÕES DE sons DE ANIMAIS
O
grupo está sentado em círculo. Escolha uma canção conhecida, mas que seja simples e cante-a, integralmente, uma vez. Divida o grupo em três e deixe
que cada subgrupo pense no som de um animal que possa ser utilizado pela
canção. Permita que cada subgrupo faça primeiro um ensaio para ver se é
possível. O animador assume depois o papel de um maestro e, um por um, designa
os diferentes grupos, mandando-os cantar uma frase da canção utilizando
unicamente o grito do animal escolhido. O
Objetivo é fazer cantar com compasso e ritmo.
Cantigas
de roda
Eu entrei na roda C F G
Ai, eu
entrei na roda Ai, eu não sei como se dança
Ai, eu entrei na “rodadança” Ai, eu não sei dançar
Ai, eu entrei na “rodadança” Ai, eu não sei dançar
Sete e
sete são quatorze, com mais sete, vinte e um
Tenho sete namorados só posso casar com um
Tenho sete namorados só posso casar com um
Fui ao Tororó G C D7
Fui no Tororó beber água não achei
Achei linda Morena Que no Tororó deixei
Aproveita minha gente Que uma noite não é nada
Se não dormir agora Dormirá de madrugada
Achei linda Morena Que no Tororó deixei
Aproveita minha gente Que uma noite não é nada
Se não dormir agora Dormirá de madrugada
Oh!
Mariazinha, Oh! Mariazinha, entrará na roda Ou ficarás sozinha!
Sozinha eu
não fico nem ei de ficar porque eu tenho o (a) fulano para ser meu
par
Marcha soldado A D E
Um dois feijão com arroz, três,
quatro..........
Marcha
Soldado Cabeça de Papel
Se não marchar direito Vai preso pro quartel
Se não marchar direito Vai preso pro quartel
O quartel
pegou fogo A polícia deu sinal
Acorda acorda acorda A bandeira nacional .
Acorda acorda acorda A bandeira nacional .
Marinheiro só C F G
Oi, marinheiro, marinheiro, Marinheiro só
Quem te ensinou a navegar? Marinheiro só
Foi o balanço do navio, Marinheiro só
ou Foi o balanço do mar Marinheiro só.
Quem te ensinou a navegar? Marinheiro só
Foi o balanço do navio, Marinheiro só
ou Foi o balanço do mar Marinheiro só.
Lá vem, lá vem, marinheiro só
Como ele vem faceiro, marinheiro só
Todo de branco, marinheiro só
Com seu bonezinho, marinheiro só
Peixe vivo A D E A
Como pode o peixe vivo Viver fora d'água fria?
Como pode o peixe vivo Viver fora d'água fria?
Como pode o peixe vivo Viver fora d'água fria?
Como poderei viver, Como poderei viver,
Sem a tua, sem a tua, Sem a tua companhia?
Sem a tua, sem a tua, Sem a tua companhia?
Os
pastores desta aldeia fazem prece noite e dia
Os
pastores desta aldeia fazem prece noite e dia
Como
poderei viver, como poderei viver
Sem a tua,
sem a tua companhia.
Meu limão, meu limoeiro A D E A
Meu limão, meu limoeiro, Meu pé de jacarandá,
Uma vez, tindolelê, Outra vez, tindolalá.
Uma vez, tindolelê, Outra vez, tindolalá.
Alecrim G CD7 G
Alecrim,
alecrim dourado Que nasceu no campo Sem ser semeado
Oi, meu
amor, Quem te disse assim, Que a flor do campo É o alecrim?
Se esta rua fosse minha EM B7 E AM
B7
Se esta
rua, Se esta rua fosse minha, Eu mandava, Eu mandava ladrilhar,
Com pedrinhas,
Com pedrinhas de brilhantes,
Só pro
meu, só pro meu amor passar
Nesta rua,
nesta rua tem um bosque Que se chama, que se chama solidão
Dentro dele, dentro dele mora um anjo Que roubou, que roubou meu coração
Dentro dele, dentro dele mora um anjo Que roubou, que roubou meu coração
Se eu roubei, se eu roubei teu coração,Tu roubaste,
tu roubaste o meu também
Se eu roubei, se eu roubei teu coração, É porque, é porque te quero bem
Se eu roubei, se eu roubei teu coração, É porque, é porque te quero bem
Cai cai balão A D E
A
Cai cai
balão, cai cai balão Na rua do sabão
Não Cai não, não cai não, não cai não
Cai aqui na minha mão!
Não Cai não, não cai não, não cai não
Cai aqui na minha mão!
Cai cai
balão, cai cai balão Aqui na minha mão
Não vou lá, não vou lá, não vou lá Tenho medo de apanhar!
Não vou lá, não vou lá, não vou lá Tenho medo de apanhar!
Capelinha de melão E A B7
Capelinha de Melão é de São João É de Cravo é de
Rosa é de Manjericão
São João está dormindo Não acorda não! Acordai, acordai, acordai, João!
São João está dormindo Não acorda não! Acordai, acordai, acordai, João!
Carneirinho,
carneirão-neirão-neirão,A D E
Carneirinho, carneirão-neirão-neirão, Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão:
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor Para todos o seu amor.
Carneirinho, carneirão-neirão-neirão, Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão:
Manda o Rei, Nosso Senhor, Senhor, Senhor Para todos o seu amor.
Sapo Jururu D G A7 D
Sapo Jururu na beira do rio Quando o sapo grita,
ó Maninha, diz que está com frio
A mulher do sapo, é quem está la dentro
Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento.
A mulher do sapo, é quem está la dentro
Fazendo rendinha, ó Maninha, pro seu casamento.
Pai Francisco G D7 C G D7 G
(O Pai
Francisco fica fora da roda enquanto todos cantam:)
Pai Francisco entrou na roda Tocando seu violão! Da...ra...rão! Dão!
Vem de lá seu delegado E Pai Francisco foi pra prisão.
(Pai Francisco se aproxima da roda, requebrando, e escolhe
um companheiro para substituí-lo.)
Pai Francisco entrou na roda Tocando seu violão! Da...ra...rão! Dão!
Vem de lá seu delegado E Pai Francisco foi pra prisão.
(Pai Francisco se aproxima da roda, requebrando, e escolhe
um companheiro para substituí-lo.)
Como ele
vem Todo requebrado Parece um boneco Desengonçado.
A canoa virou G ( Cada um vai cantando o nome do amigo
ao lado na roda)
A canoa
virou Por deixá-la virar, Foi por causa da Maria Que não soube remar
Siriri pra
cá, Siriri pra lá, Maria é bela E já quer casar
Se eu
fosse um peixinho E soubesse nadar, Eu tirava a Maria do fundo do mar.
Ciranda, cirandinha A D E A
Ciranda, cirandinha, Vamos todos cirandar,
Vamos dar a meia volta, Volta e meia vamos dar
Vamos dar a meia volta, Volta e meia vamos dar
O anel que tu me deste Era vidro e se quebrou,
O amor que tu me tinhas Era pouco e se acabou.
O amor que tu me tinhas Era pouco e se acabou.
Na loja do mestre André C G F piano plimplimplim, violão dão dão
dão, flauta fla fla fla, tamborzinho dum dum dum
Foi na
loja do Mestre André Que eu comprei um pianinho,
Plim, plim, plim, um pianinho Ai olé, ai olé! Foi na loja do Mestre André!
Plim, plim, plim, um pianinho Ai olé, ai olé! Foi na loja do Mestre André!
Foi na
loja do Mestre André Que eu comprei um violão, Dão,dão,dão, um violão
Plim, plim, plim, um pianinho Ai olé, ai olé! Foi na loja do Mestre André!
Plim, plim, plim, um pianinho Ai olé, ai olé! Foi na loja do Mestre André!
Foi na loja do Mestre André Que eu comprei uma
flautinha,Flá, flá, flá, uma flautinha Dão,dão,dão, um violão Plim, plim, plim,
um pianinho
Ai olé, ai olé! Foi na loja do Mestre André!
Foi na loja do Mestre André Que eu comprei um
tamborzinho,
Dum, dum, dum, um tamborzinho Flá, flá, flá, uma flautinha
Dão, dão, dão, um violão Plim, plim, plim, um pianinho
Ai olé, ai olé! Foi na loja do Mestre André!
Dum, dum, dum, um tamborzinho Flá, flá, flá, uma flautinha
Dão, dão, dão, um violão Plim, plim, plim, um pianinho
Ai olé, ai olé! Foi na loja do Mestre André!
O cravo brigou com a rosa D EM A7 D D7 G A7 D
O cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo saiu ferido
E a rosa, despedaçada
Debaixo de uma sacada
O cravo saiu ferido
E a rosa, despedaçada
O cravo ficou doente
A rosa foi visitar
O cravo teve um desmaio,
A rosa pôs-se a chorar.
A rosa foi visitar
O cravo teve um desmaio,
A rosa pôs-se a chorar.
Samba Lelê A D E A
Samba Lelê
está doente Está com a cabeça quebrada
Samba Lelê precisava De umas dezoito lambadas
Samba Lelê precisava De umas dezoito lambadas
Samba, samba, Samba ô Lelê Pisa na barra da saia ô
Lalá
Samba, samba, Samba ô Lelê Pisa na barra da saia ô Lalá
Samba, samba, Samba ô Lelê Pisa na barra da saia ô Lalá
Poupourrie
Osquindô lele
F C°
Mamãe é uma
roseira que o papai colheu Eu sou um botãozinho que a roseira deu
Osquindô
lele osquindo lele lala Osquindô lele não sou eu que caio lá
Eu vi uma
barata na careca do vovô assim que ela me viu bateu asas e voou.....
Osquindô
lele osquindo lele lala Osquindô lele não sou eu que caio lá
Cachorrinho
está latindo lá no fundo do quintal, cala a boca cachorrinha deixa o meu
benzinho entrar
Osquindô
lele osquindo lele lala Osquindô lele não sou eu que caio lá
Atirei um
limão n’agua de pesado foi ao fundo, os peixinhos responderam: vão parar de
jogar limão aqui
Osquindô
lele osquindo lele lala Osquindô lele não sou eu que caio lá
D A7
De abobora
faz melão de melão faz melancia
De abobora
faz melão de melão faz melancia
Faz doce
sinhá, faz doce sinhá faz doce todo dia
Faz doce
sinhá, faz doce sinhá faz doce todo dia
Osquindô
lele osquindo lele lala Osquindô lele não sou eu que caio lá
Pulga toca
flauta, perereca violão, piolho pequenino também toca rabecão
Osquindô
lele osquindo lele lala Osquindô lele não sou eu que caio lá
A pulga e o
percevejo fizeram uma combinação
De dar uma
serenata de baixo do meu colchão
Osquindô
lele osquindo lele lala Osquindô lele não sou eu que caio lá
Roda pião E A B7
O Pião entrou na roda, ó pião! Roda pião, bambeia pião!
A Casa G C
Era uma
casa muito engraçada Não tinha teto não tinha nada
Ninguém podia entrar nela não Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi Porque pinico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero Na rua dos bobos número zero.
Ninguém podia entrar nela não Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi Porque pinico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero Na rua dos bobos número zero.
BOA TARDE
BOA TARDE , COMO ESTÃO
EU VOU BEM, E VOCE MEU AMIGÃO
DIA DE SOL OU DE CHUVA, EU NÃO FAÇO QUESTÃO
GOSTO DE IR NA ESCOLA E APRENDER DE MONTÃO
Fico Assim Sem Você Adriana Partimpim
A D E
Avião
sem asa. Fogueira sem brasa. Sou eu assim sem você.
Futebol sem bola. Piu-piu sem Frajola. Sou eu assim sem você.
Futebol sem bola. Piu-piu sem Frajola. Sou eu assim sem você.
D E C#M F#M
Porquê
é que tem que ser assim? Se o meu desejo não tem fim?
Eu te quero a todo instante. Nem mil auto-falantes. Vão poder falar por mim.
Eu te quero a todo instante. Nem mil auto-falantes. Vão poder falar por mim.
Amor sem beijinho. Buchecha
sem Claudinho. Sou eu assim sem você.
Circo sem palhaço. Namoro sem amasso. Sou eu assim sem você.
Circo sem palhaço. Namoro sem amasso. Sou eu assim sem você.
Tô louco pra te ver chegar.
Tô louco pra te ter nas mãos.
Deitar no teu abraço. Retomar o pedaço. Que falta no meu coração.
Deitar no teu abraço. Retomar o pedaço. Que falta no meu coração.
F#M E D A
Eu
não existo longe de você. E a solidão é o meu pior castigo. E
Eu conto as horas pra poder te ver. Mas o relógio tá de mal comigo.
Por quê? Por quê?
Eu conto as horas pra poder te ver. Mas o relógio tá de mal comigo.
Por quê? Por quê?
Neném
sem chupeta. Romeu sem Julieta. Sou eu assim sem você.
Carro sem estrada. Queijo sem goiabada. Sou eu assim sem você.
Carro sem estrada. Queijo sem goiabada. Sou eu assim sem você.
Por que é que tem que ser
assim? Se o meu desejo não tem fim?
Eu te quero a todo instante. Nem mil alto-falantes. Vão poder falar por mim.
Eu te quero a todo instante. Nem mil alto-falantes. Vão poder falar por mim.
Eu não existo longe de
você. E a solidão é o meu pior castigo.
Eu conto as horas pra poder te ver. Mas o relógio tá de mal comigo.
Eu conto as horas pra poder te ver. Mas o relógio tá de mal comigo.
Eu não existo longe de
você. E a solidão é o meu pior castigo.
Eu conto as horas pra poder te ver. Mas o relógio tá de mal comigo.
Eu conto as horas pra poder te ver. Mas o relógio tá de mal comigo.
Lá vem o pato A
Lá vem o Pato Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato Para ver o que é que há...(2x)
O Pato pateta Pintou o caneco Surrou a galinha Bateu no marreco
Pulou do poleiro No pé do cavalo Levou um coice Criou um galo...
Comeu um pedaço De genipapo Ficou engasgado Com dor no papo
Caiu no poço Quebrou a tigela Tantas fez o moço Que foi prá panela...
Quá! Quá! Quá! Quá Quá!Quá! Quá! Quá! Quá Quá!Quá! Quá! Quá! Quá Quá!
Lindo balão azul
AM
Eu vivo sempre No mundo da lua
DM E
Porque sou um cientista O meu papo é futurista É lunático...
Porque sou um cientista O meu papo é futurista É lunático...
Eu vivo sempre No mundo da lua
Tenho alma de artista Sou um gênio sonhador E romântico...
Tenho alma de artista Sou um gênio sonhador E romântico...
Eu vivo sempre No mundo da lua
Porque sou aventureiro Desde o meu primeiro passo Pro infinito...
Eu vivo sempre No mundo da lua F G
Porque sou inteligente Se você quer vir com a gente Venha que será um barato...
Porque sou inteligente Se você quer vir com a gente Venha que será um barato...
C
Pegar carona Nessa cauda de cometa
G
Ver a Via Láctea Estrada tão bonita
Ver a Via Láctea Estrada tão bonita
AM
Brincar de esconde-escondeNuma nebulosa
Brincar de esconde-escondeNuma nebulosa
F G
Voltar prá casa Nosso lindo balão azul...(3x)
Voltar prá casa Nosso lindo balão azul...(3x)
Nosso lindo balão azul Oh! Oh! Oh! Oh!...(2x)
Nosso lindo balão azul Uh! Uh! Uh! Uh!...C
A Ginástica do abraço - Andrea Luquetti G
C
Mãos na
cintura, vamos começar, Mãos na cintura, vamos começar
Abaixa,
levanta, pra frente, pra traz, Abaixa, levanta, pra frente, pra traz
Vamos pra
direita ou vamos pra esquerda
Vamos pra
direita ou vamos pra esquerda
Mãos para cima
vamos balançar, Mãos para cima vamos balançar
É importante
se movimentar Pra saúde no corpo chegar
E a mente
alerta com bons pensamentos Pra nossa vida se modificar
Mãos para
frente ziguizaguear, Mãos para frente ziguizaguear
Um abraço
apertado vamos nos dar, Um abraço apertado vamos nos dar
Bate, bate
palmas, rá, rá, rá, Bate, bate palmas, rá, rá, rá
E de mão dadas
recomeçar, e de mãos dadas recomeçar
Garota de Ipanema
F7M G7(13)
Olha
que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
No doce balanço, a caminho do mar
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
No doce balanço, a caminho do mar
Moça
do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar
Ah,
porque estou tão sozinho
Ah, porque tudo é tão triste
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha
Ah, porque tudo é tão triste
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha
Ah,
se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor
Que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor
LEÃOZINHO
A E7 F#m C#m
Gosto muito de te
ver, leãozinho caminhando sob o sol
D G A
Gosto muito de você, leãozinho
E7 F#m C#m
Para
desentristecer, leãozinho, o meu coração tão só
D G A
Basta eu encontrar você no
caminho
F#m
Um filhote de leão, raio da manhã
D C#M Bm7
E7
Arrastando o meu
olhar como um imã
F#m
O meu coração é o sol pai de toda cor
D C#M Bm7
E7
Quando ele lhe doura a pele ao léu
A E7 F#m C#m
Gosto de te ver ao
sol, leãozinho de te ver entrar no mar
D G A
Tua pele, tua luz, tua juba
E7 F#m C#m
Gosto de ficar ao
sol, leãozinho de molhar minha juba
D G A
De estar perto de você
e entrar no mar
A Banda - Chico Buarque
C G C
Estava à toa na vida O meu
amor me chamou
A7 DM G7 C
Pra ver a banda passar Cantando coisas de amor
Pra ver a banda passar Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar Cantando coisas de amor
Pra ver a banda passar Cantando coisas de amor
C G
GM GM7 F
O homem sério que contava
dinheiro parou O faroleiro que contava vantagem parou
E
AM D7 G
A namorada que contava as estrelas parou Para ver, ouvir e dar passagem
A namorada que contava as estrelas parou Para ver, ouvir e dar passagem
C G GM GM7 F
A moça triste que vivia
calada sorriu A rosa triste que vivia fechada se abriu
E AM A7 DM G7 C
E a meninada toda se assanhou Pra ver a banda passar Cantando coisas de amor
E a meninada toda se assanhou Pra ver a banda passar Cantando coisas de amor
Estava à toa na vida O meu
amor me chamou
Pra ver a banda passar Cantando coisas de amor
Pra ver a banda passar Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar Cantando coisas de amor
Pra ver a banda passar Cantando coisas de amor
O velho fraco se esqueceu do
cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela Pensando que a banda tocava pra ela
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela Pensando que a banda tocava pra ela
A marcha alegre se espalhou
na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
A lua cheia que vivia escondida surgiu Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
Mas para meu desencanto O
que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar Depois que a banda passou
Tudo tomou seu lugar Depois que a banda passou
E cada qual no seu canto Em
cada canto uma dor
Depois da banda passar Cantando coisas de amor
Depois da banda passar Cantando coisas de amor...
Depois da banda passar Cantando coisas de amor
Depois da banda passar Cantando coisas de amor...
Amor de Índio
Beto Guedes A7+ D7+
Tudo que
move é sagrado E remove as montanhas Com todo o cuidado Meu amor
Enquanto a chama arder Todo dia te ver passar
Tudo viver a teu lado Com arco da promessa Do azul pintado Pra durar
Abelha fazendo o mel Vale o tempo que não voou
A estrela caiu do céu O pedido que se pensou
O destino que se cumpriu De sentir seu calor E ser todo C#M F#7 BM E
Enquanto a chama arder Todo dia te ver passar
Tudo viver a teu lado Com arco da promessa Do azul pintado Pra durar
Abelha fazendo o mel Vale o tempo que não voou
A estrela caiu do céu O pedido que se pensou
O destino que se cumpriu De sentir seu calor E ser todo C#M F#7 BM E
Todo dia é de
viver Para ser o que for E ser tudo
Sim, todo amor
é sagrado E o fruto do trabalho É mais que sagrado Meu amor
A massa que faz o pão Vale a luz do teu suor
Lembra que o sono é sagrado E alimenta de horizontes O tempo acordado de viver
No inverno te proteger No verão sair pra pescar
No outono te conhecer Primavera poder gostar
No estio me derreter Pra na chuva dançar e andar junto
O destino que se cumpriu De sentir seu calor e ser tudo
Quando Te Vi
A massa que faz o pão Vale a luz do teu suor
Lembra que o sono é sagrado E alimenta de horizontes O tempo acordado de viver
No inverno te proteger No verão sair pra pescar
No outono te conhecer Primavera poder gostar
No estio me derreter Pra na chuva dançar e andar junto
O destino que se cumpriu De sentir seu calor e ser tudo
Quando Te Vi
Quando te vi
Beto Guedes G C G EM AM D7G D7
Nem o sol, nem o mar
Nem o brilho das estrelas
Tudo isso não tem valor sem ter você
Sem você, nem o som da mais linda melodia
Nem os versos des- ta canção irão valer
C G E AM D7
Nem o perfume de todas as rosas
É igual a doce presença do seu amor
O amor estava aqui Mas eu nunca saberia
O que um dia se re- ve- lou Quando te ví
Aquarela
Toquinho (intro) E E/AB A B7
Numa folha qualquer Eu desenho um
sol amarelo
E com cinco ou seis retas É fácil fazer um castelo...
E com cinco ou seis retas É fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno Da mão e me
dou uma luva
E se faço chover Com dois riscos Tenho um guarda-chuva...
E se faço chover Com dois riscos Tenho um guarda-chuva...
C#M C#MB A B79
Se um pinguinho de tinta Cai num
pedacinho Azul do papel
E E/AB A B79
Num instante imagino Uma linda
gaivota A voar no céu...
Vai voando Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela Viajando Havaí Pequim ou Istambul
Vou com ela Viajando Havaí Pequim ou Istambul
C#M C#MB A B79
Pinto um barco a vela Brando
navegando
É tanto céu e mar Num beijo azul...
É tanto céu e mar Num beijo azul...
E E/AB A B79
Entre as nuvens Vem surgindo um
lindo Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo Com suas luzes a piscar...
Tudo em volta colorindo Com suas luzes a piscar...
C#M C#MB A B79
Basta imaginar e ele está Partindo,
sereno e lindo
Se a gente quiser Ele vai pousar...
Se a gente quiser Ele vai pousar...
E E/AB A B79
Numa folha qualquer Eu desenho um
navio De partida
Com alguns bons amigos Bebendo de bem com a vida...
Com alguns bons amigos Bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra Eu consigo
passar num segundo
Giro um simples compasso E num círculo eu faço o mundo...
Giro um simples compasso E num círculo eu faço o mundo...
C#M C#MB A B79
Um menino caminha E caminhando
chega no muro
E E/AB A B79
E ali logo em frente A esperar pela
gente O futuro está...
E o futuro é uma astronave Que
tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade Nem tem hora de chegar
Não tem tempo, nem piedade Nem tem hora de chegar
C#M C#MB A B79
Sem pedir licença Muda a nossa vida
E depois convida A rir ou chorar...
E depois convida A rir ou chorar...
E E/AB A B79
Nessa estrada não nos cabe Conhecer
ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe Bem ao certo onde vai dar
O fim dela ninguém sabe Bem ao certo onde vai dar
C#M C#MB A B79
Vamos todos Numa linda passarela
De uma aquarela Que um dia enfim Descolorirá...
De uma aquarela Que um dia enfim Descolorirá...
C#M C#MB A B79
Numa folha qualquer Eu desenho um
sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso Num círculo eu faço O mundo
(Que descolorirá!)
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso Num círculo eu faço O mundo
(Que descolorirá!)
Um comentário:
Amei as sugestões. Vieiram de encontro com o projeto que estou desenvolvendo.
Muito Obrigado.
Ana Paula - BH
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