Tributo a Dorival Caymmi



Dorival Caymmi

Compositor inspirado pelos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano. Tendo como forte influência a música negra, desenvolveu um estilo pessoal de compor e cantar, demonstrando espontaneidade nos versos, e riqueza melódica. Morreu em 16 de agosto de 2008, aos 94 anos. Poeta popular compôs obras como Saudade da Bahia, Samba da minha Terra, Doralice, Marina, Modinha para Gabriela, Maracangalha, Saudade de Itapuã, O Dengo que a Nega Tem, Rosa Morena.

Maracangalha
Eu vou pra Maracangalha Eu vou!
Eu vou de Uniforme branco Eu vou!
Eu vou de chapéu de palha Eu vou!
Eu vou convidar Anália Eu vou!
Se Anália não quiser ir
Eu vou só! Eu vou só! Eu vou só!
Se Anália não quiser ir
Eu vou só! Eu vou só!
Eu vou só sem Anália
Mas eu vou!...(3x)

Eu Não Tenho Onde Morar
Eu não tenho onde morar
É por isso que eu moro na areia (4x)
Eu nasci pequenininho
Como todo mundo nasceu
Todo mundo mora direito
Quem mora torto sou eu
Eu não tenho onde morar
É por isso que eu moro na areia (4x)
Vivo na beira da praia
Com a sorte que Deus me deu
Maria mora com as outras
Quem paga o quarto sou eu
Eu não tenho onde morar
É por isso que eu moro na areia (4x)

Vatapá
Quem quiser vatapá, ô Que procure fazer
Primeiro o fubá Depois o dendê
Procure uma nêga baiana, ô
Que saiba mexer Que saiba mexer
Que saiba mexer Procure uma nêga baiana, ô Que saiba mexer Que saiba mexer
Que saiba mexer
Bota castanha de caju Um bocadinho mais
Pimenta malagueta Um bocadinho mais
Bota castanha de caju Um bocadinho mais
Pimenta malagueta Um bocadinho mais
Amendoim, camarão, rala um coco
Na hora de machucar
Sal com gengibre e cebola, iaiá
Na hora de temperar Não para de mexer, ô
Que é pra não embolar Panela no fogo
Não deixa queimar
Com qualquer dez mil réis e uma nêga ô
Se faz um vatapá Se faz um vatapá
Que bom vatapá

Samba da Minha Terra
O samba da minha terra deixa a gente mole
quando se canta todo mundo bole, quando se canta todo mundo bole
Quem não gosta do samba
Bom sujeito não é
Ou é ruim da cabeça ou doente do pé
Eu nasci com o samba e no samba me criei
do danado do samba nunca me separei
O samba da minha terra deixa a gente mole
quando se canta todo mundo bole, quando se canta todo mundo bole

Nenhum comentário: